Home

Propriedades medicinais popularizam chá verde no Brasil

Friday, June 01st, 2007 | Author:

Propriedades medicinais popularizam chá verde no Brasil Por Eduardo DIÓRIO São Paulo, 17 (AE) – No Japão e na China ele foi praticamente substituído pela água. Por aqui, ganha, cada vez mais, novos adeptos.
O chá verde – também conhecido com banchá -, de acordo com estudiosos, é capaz de controlar o colesterol alto e neutralizar os radicais livres encontrados no corpo humano. Além disso, é um poderoso antiinflamatório e antigripal. A causadora de tantos “milagres” é uma simples planta, batizada de camellia sinensis, originária da Índia e da China.

Reza a lenda que há quase 3 mil anos antes de Cristo, o imperador chinês Shen Nung relaxava debaixo de uma árvore e, de repente, algumas folhas caíram numa vasilha de água. Atraído pelo cheiro, resolveu ferver a planta e provar o líquido. A partir deste dia, nascia o chá. Verdadeira ou não, a história é considerada o ponto de partida para os estudos sobre a infusão das folhas. Hoje em dia, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá. Apontada como a bebida mais consumida no mundo, depois da água, 3 bilhões de quilos de chá são produzidos anualmente.

“O chá verde, por exemplo, pode ser misturado com outros sabores, como o capim cidreira, a hortelã e a camomila. A degustação fica mais prazerosa”, afirma Maria Laura Álvares Lobo, farmacêutica da Meissen, empresa que desenvolve produtos naturais. Segundo a especialista, há dois tipos de preparo para o chá: a infusão, em que primeiramente se ferve a água e somente depois acrescenta o sachê (com o fogo desligado) e a docção, onde ferve-se a água juntamente com a erva.

De acordo com Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de nutrição da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, o chá verde é rico em polifenóis, substâncias com forte ação antioxidante. “Os estudos mostram que estas substâncias são capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de mama”, garante. Para ela, as pesquisas mostram que “o consumo regular do chá aumenta o gasto energético e a oxidação de gordura, ajudando no processo de emagrecimento”.

EFICÁCIA COMPROVADA – Publicado no “Journal of the American Medical Association”, nos Estados Unidos e divulgado pela agência de notícias BBC, um estudo realizado com mais de 40 mil japoneses revelou que, ao consumir o chá verde, o risco de doenças cardiovasculares fatais pode ser reduzido em mais de 25%. Porém, os especialistas britânicos afirmam que os benefícios podem estar ligados à dieta dos japoneses como um todo, que é mais saudável do que a adotada no resto do mundo.

No entanto, ao comparar as pessoas que bebiam menos de uma xícara de chá verde por dia com as que consumiram cinco ou mais xícaras diárias, os especialistas notaram que as que bebia um número maior apresentaram um risco menor em 16% de morrer de qualquer doença e 26% de falecer de doença cardiovascular. Para Shinchi Kuriyama, responsável pela pesquisa, a descoberta mais importante foi a de que o chá verde prolonga a vida das pessoas ao reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Comprar Cha Verde

Trackback: Trackback-URL | Comments Feed: RSS 2.0
Category: Artigos, Produtos Naturais

Comments and pings are currently closed.